28 de novembro de 2014

Nota de Imprensa: PARTIDO SOCIALISTA FAZ APROVAR AS SUAS PROPOSTAS NO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE MARVÃO

Na Assembleia Municipal de Marvão, de 28 de Novembro de 2014, o Partido Socialista conseguiu aprovar a grande maioria das medidas que tinha apresentado ao executivo liderado por Vítor Frutuoso.

Este conjunto de propostas, apresentadas amplamente na Assembleia Municipal, visavam áreas desde a promoção dos produtos locais, cultura, património, acção social e participação democrática. De destacar entre elas o reforço de verbas de eventos como o Festival Internacional de Música de Marvão, o Projecto “MARVÃO TERRA À TERRA” e a implementação do Orçamento participativo.

Os membros do PS na Assembleia Municipal, apontaram ainda muitas críticas ao actual Presidente: “está bem expresso o vazio de ideias que o executivo tem em relação ao Bairro da Fronteira do Porto Roque. A política de Habitação continua sem ter uma estratégia, há um foco exagerado no desenvolvimento da Habitação com a aquisição de vários terrenos para loteamento mas sem haver a necessária aposta na reabilitação. A Educação continua sem ter apoios alargados aos jovens. A saúde está num estado de não retorno dadas as relações institucionais entre a C.M. Marvão e ULSNA. Na acção social foi rejeitada a nossa proposta de desenvolver um programa que devolva às famílias aquilo que é relativo à fatia municipal do IRS”.

Com base nestas críticas o Partido Socialista decidiu abster-se na votação do Orçamento de 2015, tendo apresentado as seguintes explicações: “não podemos votar favoravelmente estes documentos previsionais. No entanto, e porque conseguimos aprovar a maioria das nossas medidas propostas, justificamos assim, o nosso voto de abstenção”.

No final da Assembleia os responsáveis do Partido Socialista de Marvão referiram que no início do ano de 2015 vão apresentar um plano de acção que estipule a forma como as suas medidas devem ser implementadas.

Marvão, 28 de Novembro de 2014

PARTIDO SOCIALISTA EM MARVÃO DECIDE ABSTER-SE NAS GRANDES OPÇÕES DO PLANO PARA 2015/2018 E ORÇAMENTO PARA 2015

Os Deputados Municipais do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Marvão, que está a decorrer, acabam de apresentar uma declaração de voto sobre as Grandes Opções do Plano para 2015/2018 e Orçamento 2015 do Município, onde informam que decidiram abster-se na votação do documento.


Declaração de Voto – Grandes Opções do Plano 2015/2018

Os membros do Partido Socialista na Assembleia Municipal decidiram abster-se na votação das Grandes Opções do Plano 2015/2018 e Orçamento 2015 do Município de Marvão por entenderem que este Orçamento não prossegue um rumo de investimento estratégico do Concelho, apesar de o Partido ter conseguido aprovar a grande maioria das propostas que apresentou.

Na votação do Orçamento para 2014, os membros do PS afirmaram: “a diferença de perspectiva naquilo que são as Grande Opções do Plano para o Concelho de Marvão motivam a abstenção do Partido Socialista, que procurará durante o mandato, ainda que na oposição, implementar orientações e propostas que permitam um desenvolvimento sustentado do Concelho.”

Foi isso que fizemos! Em sede própria apresentamos 10 medidas concretas para serem espelhadas no Orçamento para 2015, medidas que vão desde a promoção dos produtos locais, cultura, património, acção social e participação democrática.

No geral o Orçamento continua a ter lacunas evidentes que contribuem para a falta de desenvolvimento do nosso concelho, isso está bem expresso no vazio de ideias que o executivo tem em relação ao Bairro da Fronteira do Porto Roque. A política de Habitação continua sem ter uma estratégia, há um “foco exagerado no desenvolvimento da Habitação” com a aquisição de vários terrenos para loteamento mas sem haver a necessária aposta na reabilitação. A Educação continua sem ter apoios alargados aos nossos jovens. A saúde está num estado de não retorno dadas as relações institucionais entre a CM Marvão e ULSNA. Na acção social foi rejeitada a nossa proposta de desenvolver um programa que devolva às famílias aquilo que é relativo à fatia municipal do IRS.

É este o caminho apresentado aquele em que acreditamos e que não vemos grande sensibilidade nem do actual executivo, nem dos membros do PSD na Assembleia Municipal. Fica assim evidenciado que os documentos apresentados, não têm grande ambição e estratégia, dão apenas seguimento às linhas do passado, típicas de um executivo em final de ciclo e em gestão corrente. A política deve de ir encontro às pessoas, às suas necessidade e este orçamento não segue esse propósito!

Por estas razões, não podemos votar favoravelmente estes documentos previsionais. No entanto, e porque conseguimos aprovar as maioria das nossas medidas propostas, justificamos assim, o nosso voto de abstenção.

27 de novembro de 2014

Notícia no Jornal Alto Alentejo

Aqui deixamos uma notícia, publicada na edição de 26 de Novembro de 2014 no Jornal Alto Alentejo, sobre as eleições para os órgãos da Concelhia de Marvão do Partido Socialista.

22 de novembro de 2014

Militantes de Marvão do PS votaram para Secretário-Geral e elegeram delegado ao XX Congresso

Os militantes do Partido Socialista do concelho de Marvão, com uma participação de 73,33% dos inscritos, participaram na eleição para Secretário-Geral e elegeram o delegado ao XX Congresso do Partido que se realiza em Lisboa a 29 e 30 de Novembro de 2014.

Na eleição para Secretário-Geral, António Costa obteve 90,9% dos votos a favor. 9,1% dos votos foram em branco. 

Na eleição para delegado, António Raposo Machado, obteve a totalidade dos votos expressos.

A concelhia de Marvão do Partido Socialista será representada no XX Congresso do PS por Fernando Gomes, por inerência, como membro da actual Comissão Nacional do PS e António Raposo Machado delegado eleito.

21 de novembro de 2014

Nota de Imprensa: Eleição dos órgãos dirigentes da Secção Concelhia de Marvão do Partido Socialista

A Secção Concelhia de Marvão do Partido Socialista realizou hoje, 21 de Novembro de 2014, uma Assembleia Geral Eleitoral que se destinou a eleger os novos órgãos dirigentes da Concelhia, 
Fernando Gomes

Novo Presidente da Secção Concelhia de Marvão do Partido Socialista

Os militantes do PS em Marvão elegeram hoje os novos órgãos dirigentes da Secção Concelhia, Mesa da Assembleia Geral e Secretariado com Fernando Gomes a ser eleito Presidente da Concelhia.

Esta eleição é encarada como um “novo impulso na dinâmica do PS no concelho de Marvão, tendo como objectivos centrais, o reforço da Concelhia com a angariação de novos militantes, a participação activa dos simpatizantes na vida do PS e a coordenação e apoio aos Autarcas do Partido” referiu Fernando Gomes.

A construção de uma relação de confiança entre o Partido Socialista e os habitantes do Concelho, é um objectivo primordial que resulta desta eleição. Colocar os órgãos concelhios e os autarcas do PS ao serviço das pessoas.

Num momento de estagnação política do nosso Concelho, da falta de acção politica que eleve os níveis de desenvolvimento do Concelho de Marvão, responsabilidade do actual executivo PSD, é essencial criar condições para que o PS seja uma alternativa credível que mereça a confiança da população do Concelho.

Fernando Gomes é funcionário da Pousada de Santa Maria em Marvão, exercendo actualmente as funções de dirigente sindical, fazendo parte do Secretariado, Comissão Executiva e Conselho Nacional da CGTP-IN; é membro do Conselho de Administração do Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP); do Conselho Geral da Fundação INATEL; do Conselho Consultivo da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e do Comité Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho com sede no Luxemburgo.


Marvão, 21 de Novembro de 2014

ELEIÇÃO PARA A CONCELHIA DE MARVÃO DO PARTIDO SOCIALISTA DECORRE ATÉ ÀS 19 HORAS

Estão a decorrer as eleições para a Concelhia de Marvão do Partido Socialista até às 19 horas.

Ao mesmo tempo decorre também a eleição do delegado de Marvão ao XX Congresso do PS a decorrer em 29 e 30 de Novembro de 2014 e a eleição para Secretário-Geral do Partido Socialista.