28 de novembro de 2016

CÂMARA COMPROU CASTANHAS A EMPRESAS DE FORA DA REGIÃO

Na última Assembleia Municipal de Marvão, no dia 25 de Novembro, o Partido Socialista desvendou durante a sessão, perante os presentes, que a Câmara Municipal de Marvão comprou 43% da Castanha, para a realização da habitual Feira da Castanha, a uma empresa da Zona Oeste, ao contrário daquilo que é norma – aquisição da Castanha a Produtores do Concelho.

Este esclarecimento feito pelos membros do Partido Socialista surge depois de nos últimos dias se terem ouvido informações contraditórias em relação à aquisição de Castanha para a realização da 33ª Festa do Castanheiro, que teve lugar nos dias 12 e 13 de Novembro. Os Socialistas sustentaram esta posição em documentos que tinham sido solicitados aos serviços do Município e que comprovam que uma parte significativa das Castanhas vendidas no certame foram adquiridas a uma empresa da Batalha e acima do valor máximo (1,95€) que um edital, com data de 2 Novembro, estipulava.

No seguimento das revelações feitas pelos membros do PS, o Presidente do Executivo prontificou-se em informar que a compra das Castanhas foi da responsabilidade do Sr. Vice-presidente – Luís Vitorino, que não estava presente na reunião da Assembleia Municipal sem que tivessem informado a razão da sua ausência. Dessa forma, não se conseguiu, à altura, apurar qual a relação comercial entre o Município de Marvão e a Sociedade em causa.

A Castanha de Marvão é um produto de Denominação de Origem Protegida, tem na Cooperativa Agrícola dos Cerealicultores do Porto da Espada o seu organismo dinamizador. Era a esta Cooperativa que o Município costumava comprar a Castanha para a Feira nas edições anteriores, sensivelmente 5000 kg. Apesar da quebra de produção sentida nos Soutos do concelho, na Assembleia Municipal, no entender dos Socialistas, ficaram duas coisas por explicar: “Porque se compraram 43% das Castanhas a uma empresa de fora da Região? E porque razão não foi respeitado o concurso lançado uma semana antes da Feira, no dia 2 de Novembro?”

Os Socialistas finalizaram esta sessão acusando o Executivo, na pessoa do seu Vice-Presidente – Luís Vitorino, de ter rompido um “consenso intransponível” no concelho: a realização da Feira para a promoção da Castanha de Marvão (DOP) fornecida por produtores do Concelho. As acusações foram também no sentido da leviandade de todo o processo, que ao contrário de outros procedimentos, em que a prudência tem feito arrastar a concretização de processos despoletados há mais de um ano, como é o caso da aquisição de cadeiras novas para o 1º Ciclo de escolaridade no Concelho – assunto igualmente abordado nesta sessão da Assembleia Municipal.


Este episódio é segundo o Partido Socialista um sinal claro do desgaste deste executivo em fim de ciclo, visível não só pelo desrespeito por um concurso lançado “tarde e más horas”, mas sobretudo porque abandona um princípio basilar na realização da Festa do Castanheiro: a aquisição de Castanha de Marvão a produtores do Concelho.




Sem comentários:

Enviar um comentário