23 de novembro de 2018

Assembleia Municipal de 23/11/2018: PS reivindica novo e melhor orçamento para 2019


A Assembleia Municipal de Marvão reuniu no dia 23 de novembro para apreciar o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019.

Estes documentos, que já tinham merecido o voto contra na câmara municipal, pelos vereadores do PS, voltaram a ser recusados pelos membros da Assembleia Municipal.

Esta posição saiu ainda reforçada quando o Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino AFIRMOU, durante a discussão daquele ponto, que SEMPRE SOUBE que não ia cumprir acordo com o PS para o orçamento de 2018.

O incumprimento do acordo foi um dos principais motivos para o sentido de voto do Partido Socialista.


Confira aqui a declaração de voto:

Os membros do Partido Socialista votaram contra as grandes opções do plano e mapa de pessoal de 2019 por entenderem que estes documentos não servem os interesses do concelho de Marvão.
Ao longo do ano de 2018, os membros do Partido Socialista na assembleia municipal vieram a chamar à atenção para o não cumprimento do acordo para o Orçamento. Estas tomadas de posição na Assembleia Municipal resultaram, na sua maioria, de uma avaliação muito crítica em relação a três pontos concretos: cumprimento objetivo dos projetos enunciados no acordo, cumprimento dos prazos fixados e grau de execução das GOP.
O documento hoje aqui trazido tem falhas graves, esquecimentos inqualificáveis e ausência total de estratégia. As GOP de 2019 cresceram sobretudo com financiamento não definido, empurrando para a frente as obras não realizadas em 2018.
Este orçamento não respeita os compromissos assumidos na educação, contempla investimentos pouco consensuais na saúde e deixa de fora todas as recomendações da Assembleia Municipal em 2018.
O mapa de pessoal prevê a substituição de prestadores de serviços por técnicos do Município, que é correta, mas que devia ser alargada a outras áreas, como por exemplo a gestão de candidaturas e projetos. O mapa deixa também de fora uma preocupação central do Partido Socialista, o reforço da capacidade operacional do Município.

Este voto contra, estes pontos, tem apenas uma única motivação: melhorar o documento e colocar os interesses do concelho em primeiro lugar!

A Câmara Municipal tem agora oportunidade de transformar positivamente estes documentos, sabendo que pode contar, sempre, com os eleitos do PS para servir Marvão.



Posição Orçamento 2019 / GOP 2019-2022:













Sem comentários:

Enviar um comentário