10 de agosto de 2016

Operações Aprovadas Alentejo 2020 – Marvão

(clique para aumentar)

A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, o Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020, divulgou na passada semana a Lista de Operações aprovadas, até ao período de 31 de Julho de 2016, onde constam 3 projectos no Concelho de Marvão cuja entidade beneficiária é o Município de Marvão.

No global estes projectos significam um esforço financeiro do Município superior a 1 Milhão de Euros, mais de 60% deste valor vai para a instalação do Parque de Máquinas Municipal nas instalações da Antiga Fábrica da Celtex. Esta intervenção, que irá custar mais de 800 mil euros, significa a transferência de toda a actividade operativa e logística do Município para estas instalações em Santo António das Areias.

A principal novidade desta lista é a “PAMUS – Praça Multimodal da Portagem”, este projecto apenas aprovado pelos votos dos Vereadores do PSD na reunião de 23 de Junho de 2016 tem como objectivo a constituição de uma área destinada ao estacionamento de viaturas e autocarros. Este projecto surge no seguimento de ter sido rejeitado, para o mesmo espaço, um Centro de apoio à Economia Verde em que seria edificada “uma nave, de características industriais, com uma zona de cozinha”.

Por fim, surge a realização de mais um dossier da Candidatura de Marvão a Património Mundial, desta vez com o valor de 117 mil euros, a juntar aos 278 mil euros gastos para este fim nos últimos dez anos.

O Partido Socialista entende que estes projectos, ainda que tenham uma comparticipação de 45% no total, não reflectem as reais necessidades do concelho de Marvão. A Candidatura de Marvão a Património Mundial não se resolve com mais dinheiro, mas sim com capacidade de influência política. Os outros dois projectos são “Obra” muito dispendiosa para os cofres municipais e poderiam perfeitamente ser feitos de outra forma. 

O PS gostava também de destacar, pela negativa, as opções políticas tomadas por este Executivo, enquanto outros municípios optaram por reabilitar Escolas, promover a Reabilitação Urbana e dinamizar o Património, o Município de Marvão apostou em projectos sem nenhum retorno directo para as suas populações.


Sem comentários:

Enviar um comentário