Os eleitos do Partido Socialista na Assembleia Municipal apresentaram no passado dia 21 de Junho de 2012, uma declaração sobre a eventual retirada da Candidatura de Marvão a Património Mundial, aqui fica o texto apresentado:
DECLARAÇÃO
Os membros desta Assembleia eleitos pelo Partido Socialista repudiam as declarações do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Vítor Frutoso, sobre a eventual retirada da Candidatura de Marvão a Património Mundial.
Este projecto, idealizado pelo executivo socialista em 1996, é fundamental para o desenvolvimento económico e social do nosso concelho e para a proteção do nosso singular património, sendo claras as vantagens para o tecido empresarial e a melhoria da qualidade de vida dos marvanenses.
Infelizmente, em 2006, também pela mão do Eng. Frutuoso, a nossa Candidatura foi retirada por motivos que ainda hoje não foram esclarecidos, entrando num período obscuro. Foi, entretanto, com imensa surpresa que observámos o retorno deste Projeto pela vontade do Vereador da Cultura, ainda que com um âmbito (e intenções) menores, liderado por um Coordenador desconhecido a Marvão, cuja experiência e a vivência que tem da nossa terra é quase nula. Foi isto dado conhecimento, pelo Embaixador Ray Bondim à Assembleia Municipal, sem qualquer informação prévia, já como factos consumados, não tendo nenhuma força política sido auscultada.
Ainda assim, nunca nos opusemos ao avanço desta Candidatura e reiteramos a sua importância no futuro de Marvão, dos marvanenses, das nossas empresas e associações. É portanto falso o argumento de que a oposição é contrária ao desenvolvimento deste Projeto, não sendo compreensível nem detetável onde encontrou o Presidente da Câmara tal suspeita.
Com esta atitude e a sua reprodução pela comunicação social, fica claro que o Eng. Frutuoso não é a pessoa indicada para liderar esta Candidatura, tendo prestado um mau serviço a Marvão, como é hábito, manchando o prestígio (e a marca) que frequentemente acusa outros de denegrir.
Renovamos o nosso apoio à Candidatura de Marvão a Património Mundial da UNESCO, respeitando a memória dos Marvanenses e desde que assegurada (como sempre foi) a sustentabilidade financeira deste Projeto e a sua correspondência com a salvaguarda dos nossos valores e do nosso património cultural e edificado.
Solicitamos que esta declaração conste explicitamente e na integra da ata desta Sessão.
Marvão em 21 de Junho de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário